Comandos systemctl para administrar os serviços do SystemD no Debian



O SystemD é um sistema de inicialização carregado através do processo init, o primeiro processo do Linux depois que o Kernel é iniciado, pelo bootloader do sistema. Além disso, o SystemD se tornou há alguns anos o novo padrão de inicialização no principais sistemas Linux. Portanto, é tarefa fundamental de todo sysadmin conhecer os comandos básicos de como gerenciá-lo e administrá-lo.

Em detrimento do uso do SysVinit, sistema de inicialização substituído pelo SystemD, o novo padrão de inicialização prover melhorias importantes sobre ele. Em resumo, o SysVinit, carrega os serviços em séries, carregando os serviços ordenadamente. Além disso, não inicia processos em paralelos; iniciando-os um de cada vez - ficando mais lento para carregar todos os processos do sistema.

Já o SystemD, não utiliza mais script para inicialização (como o SysVinit), apesar de ainda poder usá-los e gerencia-los. Ao contrário da falta de paralelalismo, no carregamento dos processos do SysVinit, o SystemD consegue carregar processos em paralelo. Assim, consegue carregar processos simultâneos e trabalhar com o kernel para encaminhamento de sinais que farão o serviço ser iniciado. Entre outras características… mais informações recomendo a leitura do artigo do PabloHess no Blog da IBM.

Comandos Systemctl

O systemctl é ferramenta a nível de usuário do Kernel que pode gerenciar os serviços controlados pelo sistema de inicialização SystemD. Como você pode reiniciar, parar e iniciar um serviço como o SSH, por exemplo. Em vez do uso do ‘service’ ou ‘invoke.rc-d’ - usados no SysVinit - você deve usar o systemctl.

Em sistemas como Fedora e Open Suse já usam o SystemD faz algum tempo, por padrão. No caso do Ubuntu e Debian, a adoção por padrão foi feita mais recente. O Debian adotou o SystemD, por padrão, na versão 8 “Jessie” (Abril 2015); substituindo o SysVinit por ele. Já o Ubuntu trocou o Upstart, criado pela Canonical, pelo SystemD em 2015 também.

Então, para conhecer e aprender os principais comandos do systemctl no Debian, assista o vídeo acima; e não esqueça-se de inscrever-se no canal do Sysadmin LD ;-)

gravatar

Ricardo Ferreira

Criador e administrador desse portal para Sysadmin Linux. Possui mais de 6 anos de experiência com administração de servidores Linux. Pretende compartilhar todo seu conhecimento e experiência, da mesma forma como no Linux Descomplicado, onde também é criador e administrador ;-)

Quer receber novidades diretamente no e-mail?!

Informe seu endereço de e-mail:

Deixe seu comentário:



2016 - Para este material, você precisa informar a origem e criar conteúdo com a mesma licença para poder usá-lo. Licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0

"Este material foi publicado originalmente por Ricardo Ferreira em Sysadmin | Linux Descomplicado com título e link Comandos systemctl para administrar os serviços do SystemD no Debian."

comments powered by Disqus