12 Ferramentas open source para monitoramento de redes que todo sysadmin deve conhecer



É de fundamental importância ter controle sobre os ativos de redes que você administra. Portanto, monitorar e gerenciar todos eles é imprescindível para definir medidas a serem adotadas para uma expansão na rede ou melhoria de determinado serviço, por exemplo. Além claro, de ter conhecimento sobre o que anda acontecendo com a rede ;-)

1. ALERTA

“Distributed, scaleable and flexible monitoring system.”

Ferramenta distruída e escalável, pois aceita alertas de múltiplas fontes de dados; tais como: Syslog, SNMP, Nagios, Zabbix e Sensu. Além de diversas integrações disponíveis, atráves de API. Assim, a maioria das ferramentas de monitoramento podem ser integradas facilmente. Além disso, através da linguagem Python, você pode programar eventos do sistema para enviar alertas.

É possível implementá-lo em ambientes AWS EC2, Vagrant, RedHat OpenShift, Packer, Docker, entre outros.

2. CACTI

“Web-based network monitoring and graphing tool.”

Uma solução completa para gráficos de rede projetada para aproveitar o poder do armazenamento de dados da ferramenta RRDTool, oferecendo funcionalidade gráfica para os dados coletados. Cacti suporte múltiplos métodos de captura de dados, através de ambiente intuitivo para uso em redes LAN de médio a grande porte; até, mesmo, redes mais complexas com centenas de ativos.

3. DASH

“A beautiful web dashboard for Linux.”

Ferramenta web simples para monitoramento de servidores Linux. Oferece gráficos em tempo real, widgets gerenciáveis e suporte a diversos módulos de monitoramento.

4. ICINGA

“Scalable Monitoring Open Source - Fork of Nagios.”

É um sistema de monitoramento escalável e extensível que verifica a disponibilidade de seus recursos, notifica os usuários sobre interrupções e fornece dados abrangentes de BI (Business Intelligence).

5. MONIT

“Small utility for managing and monitoring Unix systems.”

Monit é uma ferramenta leve para gerenciamento e monitoramento de sistemas Unix. Realiza manutenção e reparo automático, e pode executar ações circunstânciais significativas em situações de erro.

6. MUNIN

“Networked resource monitoring”

Permite monitorar o desempenho de computadores, da rede, de aplicações, entre outros. Em resumo, é ferramenta de monitoramento de recursos de rede.

7. NAGIOS

“Computer system, network and infrastructure monitoring software application.”

Oferece monitoramento completo e dispõe de alertas para servidores, switches, aplicações e serviços. Garante monitoramento da sua infraestrutura de TI por completo.

8. OBSERVIUM

“SNMP monitoring for servers and networking devices.”

É uma plataforma de monitoramento de rede que oferece auto-descoberta para uma vasta gama de tipos de dispositivos, plataformas e sistemas operacionais; onde inclui Cisco, Windows, Linux, HP, Juniper, Dell, FreeBSD, Brocade, o NetScaler, NetApp e muitos outros. Observium se concentra em fornecer uma interface bonita e poderosa, e simples e intuitiva.

9. SENSU

“Monitoring for today’s infrastructure”

Monitora servidores e serviços. Notifica sobre falhas, pois coleta e analisa métricas personalizadas. Fornece uma visão única e unificada da sua infraestrutura de rede.

10. SENTRY

“The web’s check engine light.”

Fornece relatórios de falhas em tempo real para as suas aplicações web, aplicações móveis e jogos.

11. ZABBIX

“The Ultimate Enterprise-class Monitoring Platform”

Ferramenta de nível empresarial projetada para o monitoramento em tempo real de milhões de métricas coletadas a partir de dezenas de milhares de servidores, máquinas virtuais e dispositivos de rede. Zabbix é Open Source e vem sem nenhum custo.

12. ZENOSS

“Award-winning Open Source IT monitoring software”

Zenoss oferece monitoramento para toda sua infra de TI. Entre as principais características, destaca-se a descoberta automática, o suporte de inventário, monitoramento de disponibilidade, facilidade na leiura de gráficos de desempenho e alertas sofisticados. É software livre, lançado sob a versão GNU General Public License 2.

gravatar

Ricardo Ferreira

Criador e administrador desse portal para Sysadmin Linux. Possui mais de 6 anos de experiência com administração de servidores Linux. Pretende compartilhar todo seu conhecimento e experiência, da mesma forma como no Linux Descomplicado, onde também é criador e administrador ;-)

Quer receber novidades diretamente no e-mail?!

Informe seu endereço de e-mail:

Deixe seu comentário:



2016 - Para este material, você precisa informar a origem e criar conteúdo com a mesma licença para poder usá-lo. Licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0

"Este material foi publicado originalmente por Ricardo Ferreira em Sysadmin | Linux Descomplicado com título e link 12 Ferramentas open source para monitoramento de redes que todo sysadmin deve conhecer."

comments powered by Disqus